Dicas para uma estratégia de Marketing no Insta efectiva

Dicas para uma estratégia de Marketing no Insta efectiva

Como criar uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo no Instagram

Não há uma regra estrita a seguir, tudo depende do contexto. O importante é criar conteúdo que possa envolver e engajar seus seguidores e permitir que você alcance seus objetivos. É por isso que o ponto de partida deve ser construir pilares para desenvolver conteúdo.

Todas as empresas, independentemente do tamanho, setor ou localização geográfica, têm a oportunidade de compartilhar conteúdo de qualidade no Instagram.

Esses conteúdos podem cobrir as histórias de pessoas que compõem a empresa, cultura corporativa, produto e seus usos, demonstrações, e assim por diante.

O conteúdo mais compartilhado de empresas é: nos bastidores, conteúdo gerado por usuários, demonstrações de produtos e vitrines, conteúdo educacional (guias), conteúdo cultural que pode mostrar a ética da marca e valores, conteúdo divertido e entretenimento, histórias de clientes e estudos de caso, conteúdo de apresentação da equipe.

Antes de decidir em que tipo de conteúdo se concentrar, pode ser útil executar um brainstorming para coletar idéias e formular a estratégia de marketing de conteúdo.

Etapas fundamentais para um plano de conteúdo efetivo

Uma vez definidos, os temas (que sempre podem ser revisados ​​com base nos resultados da campanha) são a hora de reuni-los em um plano de conteúdo. Desta forma, você deve ser capaz de definir o estilo e design das suas postagens e a frequência com a qual publicar conteúdo.

Para ter um perfil Instagram consistente e para entregar a mensagem correta, é importante seguir um estilo preciso que reflete o de outros canais de marketing usados. Nesse sentido, você pode criar guias de estilo reais a serem seguidos ao criar conteúdo, os pontos-chave dizem respeito:

Composição. Refere-se à colocação de elementos dentro do conteúdo visual e, mais geralmente, à estrutura da foto ou vídeo. Nem todos os comerciantes são fotógrafos especializados, por isso pode ser útil definir algumas regras sobre o fundo, o foco principal do conteúdo e o espaço necessário para o texto na parte superior ou inferior da imagem.

Paleta de cores. Ao usar sempre o mesmo intervalo de cores, você tem a capacidade de criar um feed consistente e focado. Aviso! Definir um conjunto de tons para usar não significa negar a capacidade de usar outras cores, mas irá ajudá-lo a dar um toque familiar ao seu conteúdo. Uma boa idéia é escolher uma variedade de cores em linha com a usada pela marca em outros canais de marketing, para que os usuários reconheçam mais facilmente o seu negócio e, conseqüentemente, sua marca.

Font. Se você inserir aspas ou textos dentro de imagens que estão no Instagram, é importante que você possa criar consistência mesmo através das fontes usadas que devem estar alinhadas com o resto da sua comunicação comercial.

Filtros. Essas ferramentas também podem fazer fotos de alta qualidade tomadas pelos fotógrafos mais inexperientes. Os filtros podem alterar drasticamente a aparência de suas fotos e vídeos, por isso é importante escolher apenas alguns deles (os que estão mais em linha com sua mensagem) para evitar confundir o usuário. Usar um filtro diferente para cada postagem cria confusão e desorientação em seus seguidores que não mais reconhecerão suas postagens com facilidade.

Legenda. O Instagram fornece um espaço mais que suficiente para descrições de imagens, excedendo esse limite, o texto será truncado. Este espaço permite que você ainda diferencie seu conteúdo e o leve a um nível superior. Existem várias maneiras de usar esse espaço. Alguns usam isso para microblogging, outros o usam para incluir um breve título cativante ou para fazer perguntas aos usuários. As possibilidades são infinitas. É importante sempre garantir que você mantenha alguma consistência.

Hashtag. Eles se tornaram a ferramenta mais utilizada nas redes sociais para categorizar o conteúdo produzido e publicado. As tags hashtags do Instagram permitem aos usuários descobrir novos conteúdos e contas a seguir. Se você quiser evitar ter muitas opções no título, um bom método é incluí-las nos comentários. Ao analisar as hashtags mais usadas de seus usuários antes de escolher o que melhor se adequa ao seu conteúdo, você pode garantir que você atinja um público mais amplo.